01 março 2011

Pintura – Leonardo da Vinci e a modelo da Mona Lisa

(Londres) A Mona Lisa, considerada uma das mais importantes obras de Leonardo da Vinci, levanta a questão: quem foi a modelo para a pintura? A musa inspiradora de Leonardo, para a maioria dos especialista, foi Lisa Gherardini Del Giocondo. Há controvérsias! Ser ou não ser, eis a questão.
As últimas notícias que se tem sobre estudos feitos sobre a moçoila, divulgadas no mês passado, são afirmações do presidente do Comitê Nacional de Patrimônio Cultural italiano, sr. Vincentti Silvano. Segundo ele, quem inspirou Leonardo não foi uma mulher, mas um homem: seu auxiliar, e amante, Gian Giacomo Caprotti, ou Salai (para os íntimos).
Silvano disse ter baseado sua afirmação em estudos feitos nas diversas obras do mestre, incluindo a pintura "São João Batista" e um desenho chamado "Anjo encarnado", que teriam semelhanças incríveis com a pintura (veja imagem abaixo). O pesquisador chegou a afirmar que existem duas letras nos olhos da Mona Lisa, um L e um S, que seriam as iniciais do nome do pintor e de seu suposto amante.
Bom, ao final, as afirmações são várias, inclusive que a pintura, na verdade é um auto-retrato. Eterna dúvida, perpétua controvérsia! Mail OnLine

Mona Lisa (esq.) e São João Batista - pinturas de Leonardo da Vinci

5 comentários:

Charles GALINHO disse...

quer dizer q o Leonardo Da Vinci era gay? Oo

Sergio Alexandre disse...

Ninguém nunca saberá

margga disse...

Olá Galinho e Sérgio!! Bom vocês por aqui!
Se Leo era gay, ou não, como você disse Sérgio, ninguém nunca saberá.
Mas há controvérsias Galinho.
Como as teorias rondam a vida do "mestre"...
Fato é que o rapaz tratou de guardar bem seus segredos, não sem antes soltar uma multidão de pulgas geneticamente modificadas para ficarem nas orelhas de milhões de pessoas por mais de 500 anos(rsrs...)

ABBÇão e voltem sempre!
MarGGa

Unknown disse...

Olá, Saudações Arthurianas a todo(a)s

Leonardo da Vinci, segundo historiadores de arte era homossexual sim, assumido, tanto que tinha altas brigas com Michelangelo (conterrâneo seu na época e o único que rivalizava com ele em perícia plástica)- mulherengo notório (dizem que teve um cazinho coma Lucrécia Bórgia). Ao que todo indica, fazia parte de sociedades secretas, adoradoras da Grande Deusa Mãe, deusa da fertilidade. Mas a arte de Leonardo da Vinci trancendeu a questão da preferência sexual para a imortalidade pelo seu trabalho. Parabéns pelo trabalho, minha Maga. Só você mesmo para nos trazer a iluminação do passado. :)

FLuizM
(Kabalah)
arsermeticumhumanae.blogspot.com

Unknown disse...

sério se ele era ou é, foi um problema sexual dele, não tenho nada a ver com isto kkk o importe é que aprendemos a história atravé
s dos depoimentos